Endodontia

Muitas vezes a indicação do tratamento de canal vem também da necessidade da reabilitação dental. Com a escolha certa do sal anestésico para cada indivíduo, o procedimento é totalmente indolor. A técnica utiliza equipamentos como o raio x digital, localizador apical, limas rotatórias e ultrassom, permitindo ao endodontista, a realização do tratamento em uma única sessão.

  • Por que devo fazer o tratramento de canal;
  • Como é feito o tratamento;
  • Quanto tempo dura;
  • Quais são os equipamentos utilizados;
  • Como é feito o retratamento de canal.
Tratamento de Canal em Santos

O que é o tratamento de canal?

O tratamento de canal consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna e no preenchimento desse espaço.

Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta, ela é removida e o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido.

Este procedimento veda o canal, impedindo que as bactérias penetrem novamente em seu interior e causem lesões.

    Passo 1: Remoção da Cárie

    endodontia preparo canais

    Passo 2: Cirurgia de acesso

    endodontia preparo canais

    Passo 3: Preparo com limas

    endodontia limagem

    Passo 4: Obturação com cones

    endodontia cones

    Por que devo fazer o tratamento de canal?

    Basicamente, a principal indicação do tratamento de canal é a dor espontânea que não cessa com medicamentos, um dente quebrado que precisa ser reabilitado, uma cárie profunda ou outro dano ao dente, como um trauma forte, seja ele recente ou mais antigo.

    Doenças da gengiva que deixam os dentes com mobilidade, também pode ser indicação para o tratamento de canal.

    Presença de fístulas e abcessos na gengiva podem indicar a necessidade da intervenção endodôntica.

    Outra finalidade é a indicação protética. Muitas vezes um dente com vitalidade e saudável, tem a indicação de tratamento de canal, visando a reabilitação bucal.

    Em casos de ausência de dentes, precisamos de dentes de apoio para a confecção de uma prótese fixa.

    Essa prótese para ter uma durabilidade maior, necessita que os dentes de apoio estejam com o canal tratado, evitando futuras dores e mesmo a perda desses elementos devido à infiltrações, uma vez que a higiene é comprometida com o uso de próteses fixas.

    dor de dente - Solução Oral odontologia

    Como é feito o tratamento de canal?

    O tratamento de canal pode ser feito hoje em uma única sessão. Somente o Endodontista (dentista especialista em tratamento de canal) com suas habilidades e equipamentos, têm a capacidade de realizar o procedimento de uma só vez, totalmente indolor.

    Primeiramente, é feito uma abertura na parte posterior de um dente frontal ou na parte superior de um dente posterior, molar ou pré-molar.

    Em seguida a polpa infeccionada é removida (pulpectomia), o espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados e limados, em preparação para o seu preenchimento.

    Se mais de uma visita for necessária, uma restauração temporária é colocada na abertura da coroa, a fim de proteger o dente no intervalo das visitas.

    A restauração temporária é removida e a cavidade da polpa e canal são preenchidos permanentemente.

    Um material em forma de cone (flexível) é inserido em cada um dos canais e geralmente selado em posição com um cimento apropriado. 

    Na etapa final, uma coroa é geralmente colocada sobre o dente para restaurar seu formato e lhe conferir uma aparência natural.

    Se o dente estiver fraturado ou muito destruído pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes da confecção da coroa. Muitas vezes também somente uma restauração de resina é o suficiente para devolver o dente à função e forma.

    Consultório 03 Solução Oral Odontologia

    Quanto tempo dura o tratamento de canal?

    Os dentes tratados endodonticamente podem durar a vida toda quando tratados e restaurados adequadamente.

    Devido ao fato de ainda ser possível o aparecimento de cárie em um dente tratado, uma boa higiene bucal e visitas frequentes ao dentista se fazem necessários, a fim de evitar problemas futuros.

    Como não há mais uma polpa viva que mantenha o dente hidratado, os dentes com raiz tratada podem se tornar quebradiços e mais sujeitos à fratura.

    Isso pode ocorrer sem voce sentir dor nenhuma. Este é um importante aspecto a ser levado em conta quando for optar entre uma coroa ou restauração após o tratamento de canal.

    É muito comum o caso de fraturas após tratamento de canal que levam a extração do dente.

    Para se determinar o sucesso ou fracasso do tratamento de canal, o método mais confiável é comparar novas radiografias com aquelas tiradas antes do tratamento.

    Esta comparação mostrará se o osso continua sendo destruído ou se está sendo regenerado, se há ou não presença de cistos ou lesões.

    A radiografia se faz importante também para avaliação de possíveis infiltrações (uma vez que o paciente não sentirá mais nada devido o dente estar “morto”) e de todo sistema periodontal (osso, ligamento e gengiva) ao redor do dente.

    Quais são os equipamentos utilizados no tratramento de canal?

    Atualmente temos equipamentos modernos que facilitam os tratamentos endodônticos. São motores para instrumentação rotatória, localizadores apicais, sensores digitais para raio x, ultrassom com pontas especiais para endodontia, laser terapêutico com PDT e condensadores de Guta.

    A Solução Oral Odontologia conta com os mais modernos equipamentos para proporcionar um melhor atendimento aos seus pacientes.

    Tratamento endodôntico - equipamentos

    Como é feito o retratamento de canal?

    O Retratamento de canal consiste em refazer o tratamento de canal feito anteriormente. Esse retratamento pode ser necessário devido ao paciente apresentar algum sintoma (na maioria das vezes é a dor) ou sinal ( edema, fístula, abscesso, lesão apical, entre outros).

    Ou até mesmo numa reabilitação protética, quando a qualidade da obturação é questionada. O objetivo do retratamento de canal é o mesmo do tratamento de canal, ou seja, a desinfecção do canal radicular.

    Nossos Contatos

     

    (13) 99161-4512 / (13) 99209-2707

    contato@solucaooral.com.br

    Luis de Camões, 234 sl 14

    WhatsApp chat