DTM e ATM

Os pacientes com DTM sofrem com estalos, dores de cabeça – pescoço – ouvido, dificuldade de abrir e fechar a boca, desgaste ou perda dos dentes e alterações na gengiva. Para o tratamento utilizamos a terapia de placa, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia.

  • Disfunções Temporomandibulares e Dor Orofacial;
  • Como é possível diagnosticar a DTM;
  • Quais as principais sinais e sintomas da DTM;
  • Qual o tratamento de ATM;
  • 10 principais tratamentos de DTM.
Caso de Dtm em santos

Disfunções Temporomandibulares (DTM) e Dor Orofacial: 

Se você sofre de Dores de cabeça constantes, esse texto pode te ajudar a entender como a DTM pode contribuir ou ser uma das principais causas para o seu problema. Hoje no Brasil, existem sete milhões de novos casos por ano.  

A Disfunção temporomandibular, conhecida como DTM, está entre as doenças que mais colaboram com a queda na qualidade de vida. As mulheres, na faixa etária de 21 a 40 anos são as mais afetadas. 

A ATM, denominada articulação temporo mandibular, é a articulação na frente do ouvido, que “liga” a mandíbula ao Crânio e que é a responsável pela nossa mastigação, fonação e está diretamente relacionada aos sistemas respiratórios, postural e motor.  DTM então é qualquer disfunção nessa articulação e em toda musculatura e ligamentos ao redor dessa região.

Como é Possível Diagnosticar a DTM?

 O diagnóstico é clínico associado aos exames solicitados pelo Dentista. 

 É importante o dentista especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial fazer um diagnóstico preciso, fazendo um exame clínico. Neste exame ele tocará em determinados pontos gatilhos para você identificar pontos doloridos e o nível de dor em cada ponto. Além de examinar o funcionamento da ATM ao executar movimentos de abertura, fechamento, lateralidade, entre outros.

 As Disfunções Temporomandibulares (DTM) podem ser classificadas em intra-articulares, quando envolver por exemplo o disco articular ou extra-articular, que compreende as disfunções dos músculos mastigatórios. Os exames complementares (de imagem) são:

  • Radiografias panorâmicas ;
  • Tomografias computadorizadas;
  • Ressonâncias magnéticas.

 

 Quais os principais sinais e sintomas da DTM?

 

 Os principais sintomas são:

 

– Dor na ATM

– Cefaleia (dor de cabeça)

– Estalos na articulação

– Otalgia (dores de ouvido)

– Dor articular

– Dor orofacial

– Limitação funcional (abertura de boca limitada)

– Dor cervical

– Dores musculares

– Dor durante a mastigação

– Zumbido

– Dor na mandíbula ou dentes

– Dores Crônicas

  

Qual o tratamento de DTM ?

 

A DTM não tem cura, mas pode ser tratada e controlada se for de origem muscular. Se for de origem esquelética pode ser indicada uma cirurgia. Entre os fatores importantes para controlar a DTM, pode ser indicado o uso de placa miorrelaxante, terapias alternativas como fisioterapia, RPG, laser, entre outros.

Os tratamentos visam a eliminação das dores e do desconforto. E é importante esclarecer, que o tratamento é individualizado, ou seja, dependerá exclusivamente do resultados dos seus exames solicitados e do seu exame clínico.

Entre os mais adotados, estão a aplicação de calor local, uso de medicamentos analgésicos e / ou relaxantes musculares, anti inflamatórios, uso de placas de mordida, utilização de técnicas de relaxamento que ajudam a aliviar a tensão muscular na ATM. Além de terapias adicionais como uso do laserterapia, além da lavagem articular em casos específicos. 

 

 Confira os 10  principais tratamentos de DTM:

 

1.)APLICAÇÃO DE MEDICAMENTO NO MÚSCULO COM PARAFUNÇÃO  :

2.) LASERTERAPIA DE BAIXA INTENSIDADE

3.) ARTROCENTESE – LAVAGEM ARTICULAR

4.) ARTROSCOPIA

5.) PLACA INTEROCLUSAL ACRÍLICA

6.) VISCOSSUPLEMENTAÇÃO ARTICULAR

7.) BLOQUEIO DE PONTOS GATILHOS 

8.) ACUPUNTURA

9.) FISIOTERAPIA ESPECÍFICA

10.) MEDICAMENTOS DE USO SISTÊMICO

A atuação em uma equipe multidisciplinar envolvendo cirurgiões-dentistas especialistas em DTM e Dor Orofacial, médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos muitas vezes é necessária.

E aí, ficou alguma dúvida sobre o assunto? Abaixo tem nossos contatos. Agende uma avaliação sem compromisso e saiba se este tratamento é indicado para você!

Nossos Contatos

 

(13) 99161-4512 / (13) 99209-2707

contato@solucaooral.com.br

Luis de Camões, 234 sl 14

WhatsApp chat